segunda-feira, 26 de março de 2018

ANÁLISE SINTÁTICA - ATIVIDADES DE REFORÇO


PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

ANÁLISE SINTÁTICA (TERMOS ESSENCIAIS E INTEGRANTES DA ORAÇÃO)


1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que noite linda!
(    ) Lindas, as noites mineiras!
(    ) Já estou aqui há dois meses.
(    ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.
(    ) Silêncio, hospital!
(    ) A estrela ainda brilhava no céu.

2.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(    ) Houve muita briga naquela festa.
(    ) Socorro!
(    ) Que horror!
(    ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.
(    ) Rua contramão.
(    ) Despediu‑se dos amigos antes de viajar para a Europa.
(    ) Atenção, curva perigosa!
(    ) Caixa Econômica Federal.

3.  Indique se as frases abaixo contêm uma ou mais orações. Não se esqueça de primeiramente sublinhar os verbos:
     a) As velas são negras, negros os mastros, negra a tripulação.
    
     b) Quem entra por aí, cai na escravidão.
    
     c) As estrelas não eliminam a noite.
    
     d) Olha‑se para cima e vê‑se o firmamento pálido.
    
     e) A glória tinha sido fabricada pelo redator‑chefe da revista  e apoiava‑se em murmurações.
    
4.   Nas orações abaixo, sublinhe com um traço o sujeito e com dois o pre­dicado:
      a) Não gastamos dinheiro em coisas supérfluas.
      b) Contaram‑me um fato espantoso.
      c) Na praia fazia muito calor.
      d) Chegou atrasado no ginásio o ônibus escolar.
      e) Alugam‑se chalés nesta praia, para o período de férias.
      f) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
      g) À entrada da casa de meus avós, existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras.

5.   Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possível, o termo indicado:
      ( 1 ) sujeito simples
      (2) sujeito composto
      (3) sujeito oculto (determinado)
      (4) sujeito indeterminado
      (5) oração sem sujeito

(    )  Estude a lição, minha filha.
(    )  Havia muitas notas baixas na prova.
(    ) Nesta escola encontram‑se alunos inteligentes.  
(    ) Falaram muito de você no clube.
(    ) Come‑se bem nos restaurantes paulistas.
(    ) Come‑se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.
(    ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.
(    ) Conversávamos todos os dias após as aulas.
(    ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.
(    ) Fazia muito calor em Brasília.

6. Sublinhe o sujeito e classifique‑o:
a) Vende‑se esta casa comercial.

b) São preferidos os candidatos gualificados.

c) Naquele cruzamento capotou um automóvel de passeio.

d) Faz hoje seis meses, após o lançamento do livro.

e) Quem trará meus livros?

f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.

g) Naquela entrevista, em que língua o embaixador e o jornalista falavam?

h) Necessita‑se de muito apoio para aquela campanha.

i) Trocávamos, sempre, idéias sobre as questões da prova.

j) São excelentes a água e o clima de Lambari.

7.   Das frases abaixo, sublinhe o núcleo do sujeito, determinando‑lhe a classe gramatical:
a) Era grande a alegria da criançada diante da notícia do passeio.
     
b) Sorriu o filho, nós também sorrimos, e tudo acabou em pura galhofa.

c) Fernanda estava serena e risonha.
     
d) Os dois foram aprovados no vestibular.
     
e) Quem ama o raro e o difícil?
     
f) Eles gostam das flores do campo.

g) Esta ficou espantada, sem palavras.


8. Preencha os parênteses, sendo: ( 1 ) predicado verbal; (2) predicado nominal; (3) predicado verbo‑nominal.
(    ) 0 mau aluno está sempre desatento.
(    ) A criança adoentada está em minha casa.
(    ) A canoa virou de repente.
(    ) Os desordeiros viraram a mesa enfurecidos.
(    ) A lagarta virou borboleta.
(    ) Considerei apenas o estilo.
(    ) Todos o consideravam capaz de tamanho empreendimento.
(    ) Andaram de carro por toda a Europa.
(    ) Andavam preocupados com a notícia.
(    ) Andavam pela cidade temerosos.


9.   Separe o sujeito do predicado e, em seguida, retire os respectivos núcleos:
a) Na selva todos os animais respeitam o leão.
     sujeito:
     núcleo:
     predicado:
     núcleo:

b) Os advogados do réu usaram de todos os meios possíveis.
    sujeito:
    núcleo:
    predicado:
     núcleo:

c) Depuseram na Delegacia várias testemunhas a favor do acusado.
    sujeito:
    núcleo:
    predicado:
     núcleo:

d) Ganhaste a fama de valente.
 sujeito:
 núcleo:
 predicado:
 núcleo:

e) No segundo semestre, recuperaram o tempo perdido professores e alunos.
 sujeito:
 núcleos:
 predicado:
 núcleo:
 
10. Indique se o predicado destas orações é (1) nominal; (2) verbal; (3) verbo-nominal, sublinhando o seu núcleo ou núcleos:
(    ) São frias as noites de junho.
(    ) Elegeram‑no representante da turma. 
(    ) A garotada corria no pátio da escola.
(    ) Os trabalhadores chegaram da obra cansados.
(    ) Durante os jogos do campeonato, as torcidas andaram entusiasma
(    ) Apesar das promessas, a exposição não foi inaugurada.

11. Distinga, nas seguintes orações, ( 1 ) os verbos de ligação; 2 ) verbos significativos:
(    ) A vida tornou‑se difícil para ele.
(    ) 0 empregado tornou à casa do patrão.
(    ) Os foliões da Mangueira estão nas ruas.
(    ) Os pescadores estão preocupados com o tempo.
(    ) 0 peão inexperiente caiu do cavalo.
(    ) A professora caiu doente.

12. Sublinhe o predicado de cada oração, indicando se o verbo é transitivo ou intransitivo.
a)      A brisa soprou do mar.

b)      0 nevoeiro cobriu toda a cidade.

c)      Caiu um raio na porteira do curral.

d)      Lia muito durante a noite.

e)      Sempre lia romances policiais.

 f) A cerca impediu a fuga do gado.

13. Distinga, nas orações abaixo, os verbos transitivos diretos dos transitivos indiretos:
a)      Guardou a documentação no cofre‑forte.

b) Demos-lhe a informação necessária.

c) Preciso de uma boa orientação.

d) Na biblioteca encontrei a primeira edição de uma obra rara.
     
       e) Meu irmão respondeu com presteza à carta do seu amigo.
    
      f) Cada um cuida de si.
    

14. Distinga nas orações dos períodos abaixo os verbos intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos e, simultaneamente, transitivos diretos e indiretos:
a)      Às onze horas, a sineta deu o sinal das aulas.

b)      Os passageiros não lhe deram a devida atenção.

c)      Infelizmente deram, mas não receberam.



d)      Confie a Deus as minhas amarguras.

e)      Não pude assistir à solenidade toda.

f)       O doente foi bem assistido pelo médico de plantão.

15. Sublinhe com um traço o objeto direto e com dois o indireto:
a)      Enviamos circulares a todos os chefes de seção.
b)      Será conferido um prêmio aos vencedores da maratona.
c)      Uma medalha de ouro destinamos ao campeão de natação.
d)      0 mágico tirava coelhos da cartola.
e)      Lembre‑se, nas situações difíceis, dos meus‑‑conselhos.
f)       Trago‑lhe o meu abraço fraterno.


16. Sublinhe os complementos nominais das seguintes orações:
a)      Tudo isso é inteiramente inútil à harmonia dos povos.
b)      Sob o grande guarda‑sol vermelho, ele distingue o vulto da namorada.
c)      Quem responderia com referência a essas críticas?
d)      Tenho receio de que ele faltará com a palavra empenhada.
e)      A reclamação que fizeram tornou‑se útil às autoridades.
f)       Nele ninguém tinha confiança.

17. Sublinhe e classifique (1) objeto indireto; (2) complemento nominal:
(    ) Tinha ódio às injustiças.
(    ) Nada sei relativamente a este assunto.
(    ) Não duvides nunca de mim.
(    ) A notícia do acidente espalhou‑se por todo o bairro.
(    ) Não depende de nós a aprovação unânime.
(    ) Tenho certeza da sua inocência.




18. Indique se os termos sublinhados funcionam como (1) objeto indireto ou (2 ) objeto direto preposicionado:
(    ) Cabe a ela uma resposta enérgica.
(    ) Devemos amar a Deus sobre todas as coisas.
(    ) Não confiava em ninguém.
(    ) A professora a quem muito estimava deixou o colégio.
(    )  Encontrei‑o e a ela num baile de carnaval.

19. Preencha convenientemente os parênteses da primeira coluna com os números da segunda, tendo em vista a voz em que se encontra o verbo assinalado:
(   ) Reviram‑se as provas de todos os candidatos.                           ( 1 ) voz ativa
(   ) Todos a ouviram com emoção.                                                   ( 2 ) voz passiva
(   ) 0 museu foi visitado por muitos turistas.                                   ( 3 ) voz reflexiva
(   ) Feri‑me com um canivete suíço.
(   ) Por ele eram sentidas as tristezas do crepúsculo.
(   ) Penteou‑se em pleno salão de festas.


20. Passe as orações abaixo para a voz passiva:
a) Nada acrescentaste ao capítulo.

b) Jamais esqueceríeis aquela noite festiva, senhores acadêmicos.

c) Alexandre recebera‑o com alegria.

d) Ele citava sempre autores estrangeiros.

e) Convocaremos para a próxima semana uma reunião da diretoria.

f) A glória não o perturba.


21. Transforme o sujeito composto em sujeito simples:
 a) Eu e meus irmãos passaremos o Natal em Salvador.

b) Os alunos e os professores entrarão de férias em dezembro.

c) Serão nomeadas prioritariamente professoras e enfermeiras.

d) Na diretoria compareceram timidamente alunas, inspetoras e alguns serventes.

e) Olhavam deslumbrados à demonstração do mágico crianças, moços, velhos e eu.



22) Dos grupos de frases a seguir, identifique qual termo em destaque, assinale a opção em que o termo em destaque é complemento nominal:

(  ) Para que haja progresso, não é necessário extinguir os recursos naturais.
(  ) Para que haja progresso, não é necessária a extinção dos recursos naturais.

(  ) Todos os presentes tinham interesse pelas propostas ecológicas.
(  ) Todos os presentes interessaram-se pelas propostas ecológicas.

(  ) Lutar contra a corrupção é obrigação de todos.
(  ) A luta contra a corrupção é obrigação de todos.

23. Distinga os Complementos Nominais dos Objetos Indiretos:
a. Temos confiança em nossos jogadores.
b. Já organizamos a resistência a qualquer ataque inimigo.
c. Naquela situação difícil recorremos ao diretor.
d. Insisti na proteção ao meio-ambiente.
e. Gostamos de pessoas sinceras.
f. Lembre-se, pelo menos, dos amigos.
g. Fez grandes investimentos em terras.
h. A notícia agradou a todos.
i. O orador fez alusão ao fato.
j. O sertanejo sentia desprezo pelos automóveis.

24) Faça a transposição das frases em voz ativa para a voz passiva, conforme modelo.

Exemplo/modeloVoz ativa: Os operários derrubaram a parede.
                             Voz passiva: A parede foi derrubada pelos operários.


a) Voz ativa: O governo fará os ajustes políticos necessários.
    
b) Voz ativa: Nós realizaremos a cerimônia até o próximo mês.

c) Voz ativa: Os atletas conquistarão muitas vitórias nos próximos Jogos Pan-Americanos. 
  


25. Reconheça as vozes verbais nas seguintes orações:

a)    A primavera chegou.

b)    Luís foi elogiado pelos professores.

c)    A situação piorou muito nestes últimos anos.

d)    Não se fica mais triste nesta casa.

e)    Os culpados pelo crime foram presos ontem à noite.

f)     O apartamento da Tiradentes foi vendido com sucesso.

g)    Os fatos foram considerados graves pela população.

 h)   Lucas atropelou seu cachorro.


26. Identifique o complemento nominal que aparece em cada oração abaixo.
1- A criança tinha necessidade de afeto.
2- Precisamos estar conciente de nossos direitos.
3- Fumar é prejudicial à saúde.
4- Essa lei é benéfica à cidade.
5- Esse aluno é responsavel pela festa de formatura.
6- Temos muita confiança em nossos jogadores.



27) Nas frases abaixo, aponte o complemento nominal.

a) Tinha grande amor à humanidade.


b) Sempre foi insensível com os amigos.


c) Comportou-se favoravelmente ao adversário.



28)  Dê a função sintática dos termos destacados de acordo com o seguinte critério:

a)      objeto indireto     b) complemento nominal


(   ) O povo necessitava de alimentos.

(   O povo tinha necessidade de alimentos.

(   ) Eles confiam em amigos leais.

(   Creio em dias melhores.

(   Tenho dúvidas de suas palavras.

(   Duvido de suas palavras.

Por Adriely B. Oliveira (adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário