terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mitos sobre redação



MITOS SOBRE REDAÇÃO

01. LETRA DE FORMA  zera a redação?
        Não, de maneira alguma!! No edital, (bem como na cartilha do aluno )o ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) não há problema com a letra de forma. O que se  orienta é que  o aluno transcreva sua redação  com sua letra habitual.

     02. Letra feia desclassifica o aluno?
       Letra feia não. O que desclassifica é letra ilegível, mas há casos de alunos que após melhorarem a letra em sua redação, obtiveram nota maior.

     03. É obrigatório colocar o título?
       Só é obrigatório nas provas quando está nas instruções ou quando, no lugar do tema, for dado o título no enunciado da questão. Nesses dois casos o título passa a ser obrigatório.
OBS.: Em se tratando do Enem não há uma especificação sobre isso, mas EU penso que se produzo um texto, logo tenho que nomeá-lo. Assim como um filho quando nasce... seus pais tem que dar um nome a criança, não é?! 

     04. Tamanho dos parágrafos:
       Há sempre perguntas como: Necessariamente, os parágrafos têm que ter 05 linhas???
       Na realidade o texto tem que ser um conjunto harmonioso, Não é regra GERAL ser todos com 05 linhas, você tem que desenvolver sua redação de maneira harmoniosa. Não fazer um parágrafo com 05 linhas e um com 08 e desconectados. Por isso Há técnicas.

OBS: Aluno!!! O que não se pode fazer é pular linhas entre os parágrafos, certo?!
      O parágrafo  perfeito  é COESO E COERENTE, independentemente  do  número de  linhas! Disseminou-se por aí  a  ideia  de que   a  boa redação do vestibular   obedece  ao esquema 6-8-8-6, o  que  não tem nenhuma fundamentação teórica e é apenas um “modelo” didático.  Produção textual não é  matemática; logo,  não tem a  ver  com nenhum tipo de  conta!
Então,  de onde  saiu essa “receita de bolo”? As  bancas  dos  vestibulares e  concursos  públicos estimulam,  em média, o limite de 30 linhas. Se considerarmos  que o texto terá  introdução (apresentação da principal), desenvolvimento (ideias secundárias e argumentação) e conclusão, o  “modelo” serve  como  uma orientação (e não  como  verdade absoluta) para  que  o redator possa apresentar suas  ideias e argumentos sem desobedecer  ao limite de  linhas.
     05. RASURAS:
       O padrão adotado é o do traço no meio da palavra errada e escrevendo a correta em seguida. Utilize o rascunho para não cometer esse erro, pois, uma vez cometido o engano, e só percebido depois, ficará esteticamente feio colocar a palavra correta em cima ou ao lado. 

OBS.: O que não deve ser feito é colocar entre parêntese e depois adotar o traço, uma vez que a função do parêntese não é essa, até porque ele está dando ênfase em seu erro. Outra coisa alunos, não rabisquem de maneira alguma!





3 comentários:

  1. Olá Adriely.

    Fiz o enem nesse ano e na redação e Pulei uma linha em cada parágrafo, posso ser eliminado por conta disso?

    De trinta linhas, fiz introdução, pulei uma linha; 1° e 2° paragrafo pulei outras linhas(cada). E por fim o resumo, no total de 27 linhas.

    Favor tire essa duvida que esta corroendo meu coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina. Desculpe-me pela demora em respondê-la.
      Ao pular a linha, você não irá necessariamente perder pontos, mas a linha em branco será contada no tamanho total do texto. Por isso, o ideal é evitar perder o espaço. Isso conta também para o título. Como no ENEM não possui espaço destinado ao título o ideal é que o faça na linha 1 e na linha seguinte, ou seja, 2 já iniciar sua redação sem pular linha.

      Excluir