sábado, 27 de agosto de 2016

Como fazer uma introdução?

Resultado de imagem para introdução

A introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. Por isso o parágrafo introdutório é fundamental. Precisa ser bem claro, objetivo e apontar e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.

O primeiro parágrafo da redação pode ser feito de diversas maneiras:

1.      Fatores históricos: Traçar a trajetória histórica e logo em seguida apresentar uma analogia entre elementos do passado com o presente. Cuidado: Quando utilizar esse tipo de introdução deve-se discutir, no desenvolvimento, cada elemento em um só parágrafo, assim a trajetória se torna convincente e a utilize somente se o fator histórico for legítimo.

2.      Comparação histórica, social ou geográfica: Nesse tipo de introdução também faz uma analogia entre elementos, porém sem buscar no passado a argumentação, mas sim comparam dois países, por exemplo, dois fatos, duas personagens, enfim, comparam dois elementos para comprovar o tema.

3.      Conceituação: Nesse caso pode iniciar a redação com a definição dessa palavra, com o significado dela, para posteriormente, no desenvolvimento, trabalhar com exemplos de comprovação.

4.      Elaborando uma série de interrogações: Pode-se iniciar a redação com uma série de perguntas, mas cuidado, pois devem ser perguntas que levem a questionamentos e a reflexões e logo, no desenvolvimento, as perguntas devem ser respondida com argumentações coerentes e claras, cada uma em um parágrafo.

5.      Enumeração, citação e estatísticas: Podem utilizá-las em suas redações desde que tenha certeza de que as informações são verídicas. Na enumeração pode enumerar/elencar os principais pontos e explica-los, logo no desenvolvimento, exemplifica-los e argumenta-los. Pode- se utilizar citações na introdução desde o autor da mesma saiba como utiliza-la corretamente (direta ou parafraseada). O mesmo diz-se para as estatísticas, pois tem que ter certeza sobre os dados elencados. Dica: Ao utilizar a Sigla de um determinado órgão ou instituição escreva por extenso, por exemplo: ONU (Organizações das Nações Unidas), se for repeti-la no corpo do texto não há a necessidade de escrever por extenso novamente.

Frases modelos para início da introdução:



Apresento, aqui, algumas frases que podem ajudar, para iniciar a introdução. Não tomem estas frases como receita infalível. Antes de usá-las, analise bem o tema, planeje incansavelmente o desenvolvimento, use sua inteligência, para ter certeza daquilo que será incluso em sua dissertação. Só depois disso, use estas frases:
É de conhecimento geral que …
Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa- se …
Nesse caso, utilizei circunstância de lugar (em nosso país) e de tempo (há tempos). Isso é só para mostrar que é possível acrescentar circunstância diversas na introdução, não necessariamente estas que aqui estão. Outro elemento com o qual se deve tomar muito cuidado é o pronome se. Nesse caso, ele é partícula apassivadora, portanto o verbo deverá concordar com o elemento que vier à frente (sing. ou pl.)
Cogita-se, com muita frequência, de …
O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …
Muito se debate, hoje em dia, …
Partícula apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.
O (A) ….. é de fundamental importância em ….
É de fundamental importância o (a) ….
É indiscutível que … / É inegável que …
Muito se discute a importância de …
Comenta-se, com frequência, a respeito de …
Não raro, toma-se conhecimento, por meio de …, de
Apesar de muitos acreditarem que …. (refutação)
Ao contrário do que muitos acreditam … (refutação)
Pode-se afirmar que, em razão de …( devido a, pelo ) …
Ao fazer uma análise da sociedade, busca-se descobrir as causas de ….
Talvez seja difícil dizer o motivo pelo qual …
Ao analisar o (a, os, as) … , é possível conhecer o (a, os, as) …. , pois …



Fonte: http://www.coladaweb.com/redacao/introducao-tema-e-titulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário