sábado, 21 de março de 2020

ATIVIDADE COMPLEMENTAR NÚMERO 2 PARA 3º ANO ENS. MÉDIO




MÚSICA: TOCANDO EM FRENTE - ALMIR SATER - COM
 INTERPRETAÇÃO

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Hoje me sinto mais forte
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente

Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs

É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir

Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz 
                                                           (ALMIR SATER)

1. “Ando devagar porque já tive pressa.”
 Qual destes provérbios representam melhor este verso da música? Explique cada um deles.
a) O apressado come cru.
b) Devagar se vai ao longe.


2. Não precisamos e nem devemos ser ansiosos demais ao fazermos algo, porém não devemos cruzar os braços e esperar as coisas caírem do céu. Devemos ir a luta. Explique este provérbio. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.


3. “E levo esse sorriso porque já chorei demais
     hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe.”
     Você acredita que as experiência do dia-a-dia, as dificuldades, as facilidades da vida de uma pessoa pode torná-la mais forte? Por quê?


4. Marque a explicação que você julga mais correta para cada verso.
a) “Conhecer as manhas e as manhãs.”
     (  ) conhecer todas as faces, todos os lados bons e ruins da vida cotidiana.
     (  ) conhecer apenas as coisas boas do dia-a-dia.

b) “O sabor das massas e das maçãs.
     (  ) saborear todas as experiências da vida, sentindo o gosto doce e ao mesmo tempo amargo da vida.
     (  ) saborear somente as experiências prazerosas da vida.

c) “É preciso amor pra poder pulsar.”
     (  ) É preciso só as coisas boas da vida.
     (  ) É preciso ter amor em tudo que se faz para que a vida tenha mais vigor, força, energia.

d) “É preciso paz para poder sorrir”.
     (  ) Precisamos de paz para sermos felizes.
     (  ) A paz é insignificante para a felicidade.

e) “É preciso chuva para florir”.
     (  ) É preciso regrar o jardim da vida para que ele possa florir e triunfar.
     (  ) É preciso inundar a vida.


5. “Penso que curtir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente”.
     a) Para você o que é compreender a marcha da vida?
     b) O que é ir tocando em frente?

6. Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou, estrada eu sou”. A que estrada o compositor se refere?

  
7. “Um dia a gente chega, no outro vai embora.
     Cada um de nós compõe a sua história”.
     O que representa estes versos na vida das pessoas?


8. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (  ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. (  ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. (  ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. (  ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.


9. Coloque  V para as afirmativas  e F para falso, de acordo com o texto:
a. (  ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (  ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. (  ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. (  ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (  ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.

Marque a única alternativa correta:
10. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. (  ) da boiada
b. (  ) do boiadeiro
c. (  ) do sabor das frutas
d. (  ) dos dias vividos
e. (  ) do dom da felicidade de cada um de nós.

11. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. (  ) orgulhoso
b. (  ) sem cultura
c. (  ) experiente
d. (  ) humilde
e. (  ) sem rumo definido.

Ref.:https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/09/musica-tocando-em-frente-almir-sater.html









































Nenhum comentário:

Postar um comentário