GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA-
PARTE I
A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário
que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios
de comunicação.
Trata-se, portanto de um texto
informativo sobre um tema
atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de
comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre
outros.
Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo
e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando,
portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas.
Características
da Notícia
As principais características do gênero textual
notícia são:
Texto
de cunho informativo
Textos
descritivos e/ou narrativos
Textos
relativamente curtos
Veiculado
nos meios de comunicação
Linguagem
formal, clara e objetiva
Textos com títulos
(principal e auxiliar)
Textos em
terceira pessoa (impessoais)
Discurso
indireto
Fatos
reais, atuais e cotidianos
Estrutura
e Exemplo de Notícia
Geralmente as notícias seguem uma estrutura básica
classificada em:
Título
Principal e Título Auxiliar
A notícia é formada por dois títulos, ou seja, um
principal, também chamado de Manchete, que sintetiza o tema que será abordado,
e outro um pouco maior, o qual auxilia o entendimento do título principal, ou
seja, é um recorte do assunto que será explorado, por exemplo:
Olimpíadas Rio 2016 (Título Principal)
Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016
(Título Auxiliar)
Lide
Na linguagem jornalística, a Lide corresponde à
introdução da notícia, portanto, trata-se do primeiro parágrafo que responderá
as perguntas: O Que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?
Trata-se de um parágrafo em que todas as informações
que estarão contidas na notícia deverão aparecer. É uma ferramenta muito
importante, visto que desperta a atenção do leitor para a leitura da notícia.
Segue abaixo um exemplo:
O Rio de Janeiro, sede dos jogos Olímpicos e
Paraolímpicos de 2016, vem se preparando para receber milhões de turistas no
maior evento esportivo do planeta. Os Jogos Olímpicos ocorrerão entre os dias
05 e 21 de agosto e os Jogos Paraolímpicos, que contempla os atletas com
necessidades especiais, acontecerão de 7 a 18 de setembro.
Corpo
da Notícia
Nessa parte, será apresentada a notícia com descrições
mais detalhadas. Segue abaixo um exemplo:
Segundo a página oficial do “Rio 2016”, os Jogos
Olímpicos vão ocorrer durante 17 dias (05 e 21 de agosto) em quatro regiões da
Cidade Maravilhosa, que totalizam 32 locais de competição: Copacabana, Barra,
Maracanã e Deodoro. As Modalidades Olímpicas incluem 42 esportes, onde
participarão 10.500 atletas de 206 países. Duas novas modalidades foram
inclusas nos jogos Olímpicos de 2016: o Golfe e o Rugby.
Já os Jogos Paraolímpicos, destinados para atletas com
necessidades especiais, acontecerão durante 11 dias (7 a 18 de setembro) nas
mesmas regiões da cidade (Copacabana, Barra, Maracanã e Deodoro), que no total
contemplam 20 locais de competição. São 23 modalidades esportivas, onde
participarão 4.350 atletas de 178 países. A novidade é a inclusão de duas novas
modalidades: a Canoagem e o Triatlo.
Notícia
e Reportagem
Ainda que a notícia e a reportagem sejam textos
jornalísticos, a notícia se difere da reportagem na medida em que é um texto
informativo e impessoal, sem teor opinativo, característico das
reportagens. Além disso, as notícias não são textos assinados pelo autor,
enquanto as reportagens apresentam o nome do repórter.
Dentre outras diferenças que podem surgir entre esses tipos de textos,
vale lembrar que a notícia apresenta um tema atual de modo inteiramente
informativo, enquanto a reportagem aprofunda-se mais sobre os temas sociais e
de interesse da sociedade apresentando as opiniões do autor.
EXEMPLO DE NOTÍCIA ABAIXO:
Bom exemplo
Mãe chama a polícia após filhos furtarem bicicletas em
Santa Luzia
Elaine Resende – Portal Uai, 14/04/08
Uma
mãe deu um bom exemplo à sociedade ao não acobertar um furto cometido pelos
próprios filhos e um sobrinho em
Santa Luzia , na Grande BH. No fim da
noite desse domingo, as três crianças – uma de nove e duas de 12 anos –
chegaram em casa, no bairro Duquesa, com duas bicicletas levadas de uma
chácara. A dona de casa Maria das Graças Rodrigues Hebert, de 36 anos,
estranhou a atitude dos garotos e começou a questioná-los sobre a origem dos
objetos. Como os meninos se recusavam a dizer a verdade, ela acionou a Polícia
Militar para relatar o delito.
Com a
chegada dos militares, as três crianças recuaram e confessaram que haviam
furtado as bicicletas. Os meninos indicaram localização do sítio, no bairro
Palmital, para onde os dois policiais do 35º Batalhão se dirigiram. A
dona do imóvel não sabia do roubo e achou estranha a movimentação de pessoas no
quintal de sua casa, durante a madrugada. O sargento Daniel Marques disse que
ela não queria abrir a porta, acreditando se tratar de um assalto. “Falei que
era policial militar e iluminei minha farda com uma lanterna. Ainda assim, ela
ficou insegura. Pedi então para ela acender a luz da varanda porque o lugar à
noite é um breu”, contou.
No
entanto, o caseiro da chácara chegou neste momento e começou a atirar, também
acreditando se tratar de uma ação de marginais. Houve troca de tiros, mas
ninguém foi atingido. Um cão da raça rottweiler avançou no
policial por duas vezes, sendo necessário atirar contra o animal. O cachorro
ficou ferido na pata.
O
caso foi encaminhado para o 1º Distrito Policial de Santa Luzia. O caseiro João
Batista Soares, de 36 anos, foi autuado em flagrante por porte ilegal de armas.
Para o sargento Daniel Marques, atitudes com a da mãe são louváveis e servem
como exemplo. “Não é todo dia que tem alguém disposto a dar uma lição nos
filhos dessa forma. Mas essa é uma maneira de evitar que as crianças se tornem
marginais”, comentou.
(Fonte: www.uai.com.br, acesso em 14/04/08).
LEITURA E INTERPRETAÇÃO-
PARTE II
1. Explique,
com suas palavras, o porquê de a notícia ser intitulada “Bom Exemplo”:
2. Na
frase “(....) atitudes como a da mãe são louváveis (...)”,
a palavra destacada poderia ser substituída por:
a) tranquilas
b) elogiáveis
c) desinteressantes
d) desprezíveis
3. Justifique
o emprego do sinal de aspas no texto:
4. Identifique
os referentes dos termos destacados:
a) “[...] começou a questioná-los sobre a origem dos
objetos.”.
b) “Como os meninos se recusavam a dizer a
verdade, ela acionou a Polícia Militar para relatar o delito.”.
c) “[...] para onde os dois policiais
do 35º Batalhão se dirigiram.”.
d) “[...] sendo necessário atirar contra o
animal.”.
5. Qual
é o objetivo do texto lido?
a) informar
b) criticar
c) persuadir
d) ironizar
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