terça-feira, 22 de maio de 2018

EXERCÍCIOS SOBRE ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS






Classifique as Orações Subordinadas Substantivas destacadas:

1- Eu sei que vou te amar.

2- Lembrei-me de que hoje sairemos juntos.

3- É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas.

4- O problema é que não sei inglês.

5- É obvio que eu estudei para o exame.

6- Não sabia que você morava tão longe.

7- É necessário que você estude.

8- Era esperado que todos se reabilitassem.

9- O importante é que todos se inscrevam ainda hoje.

10- Todos desejam que haja paz no mundo.

11- O orgulho o impedia de que reconhecesse o erro.

12- O grande mal é que muitas pessoas não se cuidam.

13- Temos necessidade de que algumas leis sejam alteradas.

14- Ninguém percebeu que o cantor desafina.

15- O réu declarou apenas isto: que agira em legítima defesa.

16- Ele disse que ia tomar alguma providência?

17- É certo que ele terá os refrigerantes para o almoço.

18- Espero que você se divirta bastante nas férias.

19- Lembrou-se de que ainda não entregara a pesquisa ao professor.

20- O problema é que ele não entregou nenhuma documentação no prazo exigido.

21- Estou convencida de que ele é seu namorado.

22- Eu lhe disse apenas isto: que não se aborrecesse com ela.

23- Vi quando ele chegou.

24- Nesta empresa, é necessário que se estabeleça regras.

25- Minha vontade é que alegre o ambiente.

26- José reconhece que errou nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário